As 10 melhores campanhas no TikTok


Quer gostemos ou não, o TikTok está se tornando um canal de publicidade sério para mais e mais marcas. E apesar dos céticos que inicialmente pensaram que esse canal atrai apenas crianças, as empresas estão explorando cada vez mais o TikTok e aumentando seus orçamentos de publicidade para essa plataforma.

Mas o TikTok não é apenas mais um canal de publicidade onde as marcas podem reembalar seus anúncios existentes e fazê-los funcionar lá. Aqui, regras diferentes se aplicam à construção de seu público. Vídeos orgânicos, marketing de influenciadores e parcerias de longo prazo são apenas mais algumas maneiras bem-sucedidas de criar campanhas no TikTok.

Para ajudá-lo a entrar no jogo do TikTok, trazemos uma seleção dos 10 melhores anúncios do TikTok, com uma pequena história sobre cada campanha de sucesso.

Melhores exemplos de campanhas publicitárias do TikTok

Em um mundo anterior ao TikTok, todos nós tínhamos uma imagem bastante padrão de como era a publicidade. Mesmo com outras mídias digitais, as marcas encontraram maneiras relativamente comuns de contar suas histórias únicas por meio de anúncios. 

Depois que o TikTok entrou na arena da publicidade, muitos conceitos e tendências conhecidos foram jogados fora, e as marcas tiveram que aprender essa nova linguagem publicitária se quisessem se adaptar. No TikTok, os anúncios são hashtags, conteúdo gerado pelo usuário, campanhas cocriadas com parceiros e influenciadores e muito mais.

É por isso que esta lista é mais do que apenas o vídeo mais criativo ou comercial visual que você verá no TikTok. É sobre as campanhas que usaram todos os recursos disponíveis na plataforma e criaram o conteúdo mais envolvente.

Aqui está uma lista dos 10 melhores exemplos de anúncios do TikTok:

 

1. Netflix – #WhatsYourPower

A Netflix tem a missão de entreter o mundo. E o que é mais divertido para a Geração Z do que seguir uma tendência viral de conteúdo gerado pelo usuário? Isso é exatamente o que os profissionais de marketing da Netflix tinham em mente quando criaram a campanha #WhatsYourPower para promover o filme Project Power.

A campanha #WhatsYourPower encorajou os usuários a usar a hashtag com o filtro de marca, contando a eles seu próprio superpoder. Os usuários seguiram em frente e criaram seu conteúdo original com base no filtro. Este foi provavelmente o maior uso de UGC para qualquer marca no TikTok, com 112.000 pessoas usando o filtro. 

Por fim, vale dizer que a Netflix é a segunda marca mais seguida no TikTok. Suas entrevistas com atores, esquetes engraçados e vídeos dos shows mais recentes os ajudaram a aumentar o sucesso da campanha #WhatsYourPower. 

2. Marc Jacobs – “Perfeito como eu sou” 

A equipe criativa de Marc Jacobs criou uma mensagem edificante e positiva, “Perfect as I am”, para promover o lançamento de sua última fragrância chamada “Perfect” para a Geração Z e Millenials. 

Seu desafio de hashtag da marca “Perfect as I am” foi lançado em colaboração com um famoso influenciador do TikTok, Rickey Thompson , e os ajudou a espalhar a mensagem positiva de amor próprio em toda a plataforma.

Todos os usuários do TikTok foram encorajados a usar esta hashtag e mostrar ao mundo como eles são perfeitos exatamente como são, o que gerou mais de 10 bilhões de visualizações até hoje e criou um grande reconhecimento para a fragrância.

3. Dunkin' e Charli D'amelio

No caso de Dunkin 'e Charli D'amelio, não estamos falando de anúncios padrão, mas de uma maneira inteligente de usar o marketing de influenciadores para apresentar um produto a um novo público. Nesse caso, a Dunkin' construiu uma parceria forte e duradoura com a influenciadora e usou seu canal como uma vitrine para o público mais jovem.

Charli D'amelio, uma estrela do TikTok e orgulhosa cliente da Dunkin' postou mais de 120 vídeos com produtos da marca. Não podemos dizer que nenhum desses vídeos chegou perto de ser uma obra-prima criativa, mas toda a campanha funcionou incrivelmente bem para a marca. 

Mais especificamente, houve um aumento de 57% nos downloads do aplicativo Dunkin'. Além disso, houve um aumento geral de 20% nas vendas de cervejas geladas no dia em que lançaram sua nova bebida e um aumento de 45% no dia seguinte.

 

4. Chewy – mascotes tagarelas mastigáveis

Um varejista on-line americano de alimentos para animais de estimação, Chewy, criou sua campanha Chewy Chatty Pets para se conectar autenticamente com a nova geração de pais de animais de estimação. O objetivo deles era gerar afinidade e engajamento com a marca, incentivando os usuários do TikTok a dar vida aos monólogos internos mais divertidos de seus animais de estimação.

Dois fatores principais tornaram esta campanha vencedora no TikTok:

  • Desafio de hashtag de marca #ChewyChattyPets campanha criada com base na tendência do canal de compartilhar momentos peculiares e relacionáveis com animais de estimação 
  • Os donos de animais de estimação adoram personificar seus animais de estimação e depois observar os outros fazerem o mesmo.

Durante a campanha de três dias, a marca obteve impressionantes 1,8 bilhão de impressões em sua hashtag #ChewyChattyPets. Além disso, eles geraram mais de 578 envios de usuários (mais de 695 milhões de visualizações de vídeo), em menos de 24 horas.

Aqui está um exemplo de UGC com a hashtag #ChewyChattyPets:

 

5. Biscoitos Crumbl – Menu Rotativo

A Crumbl Cookies cria e entrega cookies irresistíveis em toda a América. Como parte do cardápio rotativo, a empresa lança novos sabores semanalmente e os disponibiliza por tempo limitado. Esse conceito cria FOMO (medo de perder) entre os seguidores, o que é perfeito para campanhas do TikTok!

Como parte da campanha de dois meses, a empresa criou um novo anúncio legal e sexy promovendo o lançamento de cada sabor único. Com a combinação de uma ótima produção de vídeo e o efeito FOMO em seus anúncios, a Crumbl alcançou resultados surpreendentes.

Veja alguns resultados da campanha:

  • Atingiu 22 milhões de contas
  • 2 milhões de novos seguidores (aumento de 1.500% na contagem de seguidores)
  • Virando-se para o TikTok como o principal canal de publicidade da marca

6. Amazon Fashion – desafio Pijama Jam 

Nesta temporada de férias, a Amazon Fashion estava procurando uma maneira de comunicar seus valores fundamentais de moda inclusiva para um público mais amplo. 

Juntamente com a agência criativa Movers+Shakers, eles criaram um desafio TikTok que comunica essa inclusão, cria afinidade com a marca e amplia seu Pijama Jam de férias de uma maneira divertida e festiva.

O desafio consistia em caminhar por uma passarela divertida ao som de sua música original, vestindo pijamas previamente encomendados na Amazon e usando um #PajamaJam. A marca acabou gerando mais de 13.000 vídeos com sua música original e atingiu um total de 1 bilhão de visualizações nas primeiras 24 horas.

 

7. Levi's – Future Finish 

Para superar os desafios de vendas associados ao surto de COVID-19, a Levis criou uma campanha TikTok inteligente, criativa e envolvente chamada “Future Finish”, que surpreendeu seus seguidores.

Como parte da campanha, quatro influenciadores do TikTok personalizaram seu denim, e os vídeos dos criadores foram postados no período de uma semana na forma de anúncios InFeed. Os usuários do TikTok tinham até o final daquela semana para clicar no botão “Comprar agora” dos anúncios e comprar esses designs exclusivos do vídeo. 

Em sua publicação na empresa, a Levi's relatou que o tempo de exibição de seus vídeos de influenciadores era o dobro da média da plataforma no TikTok. Além disso, as visualizações de produtos nas páginas “Future Finish” da Levi.com mais que dobraram para cada produto incluído nesses vídeos. 

 

8. Crocs – anúncios #CrocTok

Mesmo à primeira vista no feed Crocs TikTok, você pode ver claramente que seus gerentes de conteúdo estão se divertindo muito postando nesta conta. Como a maior parte do mundo sabe, os Crocs não são considerados o item mais bonito de se ter. E esta marca, em vez de fugir dela, decidiu abraçar esta imagem. 

Seus anúncios #CrocTok mostram muitos pais e falsos fashionistas curtindo esse calçado peculiar e colorido para garantir que seus seguidores se divirtam principalmente ao escolher seu próximo par. Com isso, a marca conta com 824 mil seguidores e 5,5 milhões de curtidas no TikTok.

9. Vessi – Pare de chorar e coloque um pouco de Vessi

Outra marca humorística no TikTok é a Vessi. Esta marca canadense cria calçado resistente à água e quer divertir-se nas redes sociais. A marca combina crescimento orgânico com seu conteúdo hilário e frequentemente faz parceria com influenciadores do TikTok que usam humor em suas postagens. 

Para uma de suas últimas campanhas, eles fizeram parceria com o canadense TikToker Kris Collins, que criou uma coleção de vídeos de paródia para a marca com o botão de call to action “Compre agora” no final do vídeo. Isso ajudou a marca a atingir um público mais amplo, mantendo o tom bem-humorado do anúncio.

Para uma marca menor, a conta Vessi está tendo um sucesso notável no TikTok, com 164 mil seguidores e 1,8 milhão de curtidas. 

 

10. GymShark – Mude sua vida 

Como uma das primeiras a adotar o TikTok, a famosa marca britânica de roupas esportivas GymShark foi uma das primeiras marcas a criar um desafio TikTok incrivelmente bem-sucedido como parte de sua campanha Change Your Life. 

A marca incentivou seus usuários a escolherem uma meta de condicionamento físico e fazer o upload no primeiro dia de 2019. Precisamente 66 dias depois, em 7 de março, eles foram solicitados a enviar uma foto de sua transformação final. E os vencedores levariam para casa um suprimento de um ano grátis de produtos Gymshark!

A campanha alcançou resultados surpreendentes com mais de 1,9 milhão de curtidas, 12 mil comentários e 45 milhões de visualizações para a hashtag #gymshark66.

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